Qual a importância dos backlinks em 2024?

Qual a importância dos backlinks em 2024?

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O SEO hoje é mais complexo e desafiador do que em qualquer outro momento.

Era uma vez, não muito tempo atrás, os links eram a coisa mais importante em SEO.

Mas isso ainda é verdade?

Este artigo examinará a importância do SEO de links hoje. Incluirá várias perspectivas dentro da indústria, analisará evidências empíricas e considerará as declarações e atualizações recentes do Google sobre o papel dos links em seus algoritmos de classificação.

Links importam. O volume e a qualidade de links externos para uma página da web podem influenciar suas classificações de pesquisa.

Além do número de links, outros fatores que desempenham um papel incluem:

  • Diversidade de links (seus links vêm de vários sites?).
  • Relevância.
  • Qualidade.
  • Autoridade.

Aspectos técnicos e a preferência do Google por links editoriais (não pagos) impactam ainda mais a eficácia.

Os links criam o PageRank, que ajuda a elevar as classificações de palavras-chave. Embora o Google não mostre mais o PageRank publicamente, ele ainda influencia seu algoritmo.

Quanto? As opiniões variam. Alguns acreditam que o PageRank é crucial, enquanto outros acham que sua importância está quase morta.

Basta conferir esta publicação no LinkedIn:

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Essas postagens podem levar a discussões interessantes que trazem à tona pontos de vista interessantes:

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3 Comentários LI3 Comentários LI

As opiniões sobre a importância dos links variam muito, deixando muitos confusos.

Se você está entre os confusos, saiba que não está sozinho.

Então – os links são tão cruciais quanto os vendedores alegam? Ou os links são um golpe da indústria que custa milhares por links desnecessários?

A verdade, como costuma acontecer, está em algum lugar no meio.

Vamos examinar mais detalhadamente essas perspectivas e compará-las com os fatos.

Declarações e atualizações do Google

Antes de prosseguir, provavelmente é prudente verificar os comentários recentes do Google.

Vamos começar com os comentários de Gary Illyes, analista de tendências para webmasters do Google, de setembro, conforme relatado aqui no Search Engine Land:

  • “Eu acho que eles (links) são importantes, mas acho que as pessoas superestimam a importância dos links. Não concordo que esteja entre os três primeiros. Já faz algum tempo que não está.”

Então, em março, o Google lançou uma atualização da Política de Spam, removendo a palavra “importante” em referência a links como um fator de classificação. Essa mudança coincidiu com a atualização do algoritmo principal de março de 2024.

Em abril, houve uma pequena tempestade quando Illyes indicou que os links eram menos importantes em uma conferência de busca:

  • “Precisamos de muito poucos links para classificar páginas… Ao longo dos anos, tornamos os links menos importantes.”

John Mueller, um defensor da pesquisa do Google, também fez estes comentários:

  • “Minha recomendação seria não focar tanto na contagem absoluta de links. Há muitas maneiras pelas quais os mecanismos de busca podem descobrir sites, como com sitemaps. Há coisas mais importantes para sites hoje em dia, e focar demais em links frequentemente resultará em você desperdiçando seu tempo fazendo coisas que não tornam seu site melhor no geral.”

Algumas partes da documentação do Google ainda mencionam links e PageRank como aspectos centrais de seus sistemas de classificação.

Dentro de seus documentaçãoO Google afirma que o PageRank é:

  • “um dos nossos principais sistemas de classificação usados ​​quando o Google foi lançado pela primeira vez. Os curiosos podem aprender mais lendo o artigo de pesquisa original e a patente do PageRank. O funcionamento do PageRank evoluiu muito desde então, e continua a ser parte dos nossos principais sistemas de classificação.”

Então, mesmo que o Google esteja reduzindo a importância dos dados de links em seus algoritmos de classificação, parece que isso ocorrerá gradualmente.

E aqui está o que o Google diz página de filosofia diz:

  • “Avaliamos a importância de cada página da web usando mais de 200 sinais e uma variedade de técnicas, incluindo nosso algoritmo patenteado PageRank™, que analisa quais sites foram 'votados' como as melhores fontes de informação por outras páginas na web. À medida que a web fica maior, essa abordagem realmente melhora, pois cada novo site é outro ponto de informação e outro voto a ser contado.”

Isso sugere que links e PageRank ainda são importantes em 2024. No entanto, se você ler mais:

  • “Nós nunca manipulamos classificações para colocar nossos parceiros mais altos em nossos resultados de pesquisa e ninguém pode comprar um PageRank melhor. Nossos usuários confiam em nossa objetividade e nenhum ganho de curto prazo poderia justificar a quebra dessa confiança.”

A afirmação de que “ninguém pode comprar um PageRank melhor” indica que o Google defende agressivamente essa parte do seu algoritmo de classificação.

Também sugere que o Google acredita, ou quer que acreditemos, que serviços pagos de construção de links são ineficazes. Se tais serviços fossem eficazes, o Google não poderia alegar que ninguém pode comprar um PageRank melhor.

Isso não significa que links não sejam importantes. Mas o Google investe pesadamente para tornar estratégias simples de construção de links ineficazes.

Apesar dos esforços do Google para reduzir a dependência de links e evitar a exploração de backlinks, a indústria de SEO ainda promove a construção de links como uma tática válida. A indústria continua a gerar negócios e educar aqueles que eles veem como desinformados.

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Essas práticas persistirão a menos que o Google faça mudanças radicais em seus algoritmos de classificação e as comunique claramente ao setor.

O Google pretende deixar de lado os links para melhorar a classificação do conteúdo, mas o que poderia substituir o PageRank?

Por enquanto, nada.

No entanto, com os recursos de IA do Google, isso pode mudar.

Se o Google puder avaliar a utilidade do conteúdo diretamente sem links externos, eles não precisarão mais classificar páginas da web. Em vez disso, responder a consultas de pesquisa se tornará um exercício de extração e exposição de conteúdo técnico orientado por IA.

Essa mudança parece inevitável.

Evidências empíricas e estudos

A pergunta-chave a ser feita quando se trata de seus esforços de SEO é: “Os links funcionam agora?”

Vejamos as descobertas de Ahrefs, Backlink e Percepções do Monstro:

Ahrefs – uma plataforma para análise de backlinks, indexação de palavras-chave, otimização de conteúdo e auditoria técnica de SEO baseada em nuvem – atualizou suas estatísticas de SEO para 2024 em 18 de março.

Ahrefs encontrou uma correlação positiva entre o número de sites com links para uma página e a classificação dessa página e o desempenho do tráfego de SEO. A maioria das páginas com classificação mais alta ganha entre 5% e 14% mais links seguidos por mês.

Muitas outras estatísticas do Ahrefs fazem referência a editores como o Authority Hacker e incluem dados baseados em pesquisas.

Estudo 2: Resultados da classificação de pesquisa do Backlinko

“A autoridade geral de links de um site (medida pela Ahrefs Domain Rating) está fortemente correlacionada com classificações mais altas”, de acordo com um estudo da Backlinko, atualizado em 24 de março.

O Google não usa pontuações de ferramentas de SEO em seus algoritmos, mas ainda usa o PageRank. O Ahrefs Domain Rating é projetado para simular o PageRank, então uma correlação é esperada se o Ahrefs for preciso.

O estudo da Backlinko também disse:

  • “Páginas com muitos backlinks classificam-se acima de páginas que não têm tantos backlinks. Na verdade, o resultado nº 1 no Google tem uma média de 3,8x mais backlinks do que as posições nº 2- nº 10.”

No entanto, correlação não implica causalidade. Altas classificações podem tornar uma página mais visível, levando a mais backlinks e citações. Ainda assim, a correlação entre autoridade de link e classificações mais altas é forte.

  • “Não encontramos nenhuma correlação entre a velocidade de carregamento da página (medida pela Alexa) e as classificações da primeira página do Google.”

O ponto acima é um pouco enganoso. O Google não ajusta classificações com base nas classificações de velocidade de página da Alexa. Em vez disso, eles usam o Core Web Vitals para avaliar o desempenho da página. Portanto, essa declaração pode ser baseada em dados de entrada ruins.

Para o próximo ponto:

  • “Obter backlinks de vários sites diferentes parece ser importante para SEO. Descobrimos que o número de domínios com links para uma página tinha correlação com classificações.”

A importância da diversidade de links é geralmente aceita na comunidade de pesquisa.

Estudo 3: Resultados do fator de classificação do Monster Insights

A Monster Insights, fornecedora de plugins para WordPress, determinou que os backlinks “têm uma enorme influência no algoritmo de classificação do Google” em janeiro.

A Monster Insights concluiu que sites com maiores volumes de backlinks geralmente alcançam posições mais altas no ranking do Google (em média):

  • “No geral, backlinks de sites de alta autoridade são mais valiosos e aumentarão mais sua classificação do que links de sites com classificação mais baixa. Adquirir esses links envia um sinal ao Google de que seu conteúdo é confiável, já que outros sites de alta qualidade o atestam.”

Embora a maioria dos estudos mostre uma correlação entre links, classificações e tráfego de pesquisa, eles não abordam a causalidade.

Os links fazem com que as páginas tenham uma classificação mais alta ou as páginas com classificação alta atraem mais links?

Este tem sido um grande debate em SEO por mais de uma década.

Alguns obtiveram sucesso com a construção de links, enquanto outros não viram resultados ou até mesmo receberam uma ação manual do Google.

Eu confio mais no estudo do Ahrefs porque ele fornece ferramentas e dados sem vender serviços de construção de links, reduzindo o viés. Eles têm um índice massivo de mais de 14 trilhões de backlinks ativos.

Sua principal conclusão é que os links ainda são importantes hoje em dia.

No entanto, a construção de links tradicional, que muitas vezes produz links de baixa qualidade, tem sido ineficaz há algum tempo.

O sucesso exige ideias criativas e eventos do mundo real que gerem cobertura editorial de alto nível.

Não “construa” links. Ganhe e atraia links. Produzir links não é tão simples quanto empilhar blocos.

Embora os backlinks estejam se tornando menos importantes, eles ainda são uma parte importante do SEO.

Adotar uma abordagem holística e focada na qualidade na aquisição de links e estratégias mais amplas de SEO provavelmente produzirá os melhores resultados nesse cenário em constante mudança.

Autores colaboradores são convidados a criar conteúdo para o Search Engine Land e são escolhidos por sua expertise e contribuição para a comunidade de busca. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. As opiniões que eles expressam são suas.



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