Sempre acho engraçado como tenho tanto o que escrever, dia após dia, sobre SEO e marketing de busca. Quero dizer, fundamentalmente o SEO não mudou muito ao longo dos anos, mas talvez os detalhes tenham mudado…
Chris Green postou um tópico em Céu Azul sobre esse assunto e sendo final de ano, achei que era um bom tema para abordar aqui.
Ele escreveu:
“SEO está sempre mudando” – mas será mesmo?
Cada vez que vejo meus slides básicos de SEO nos últimos 10 anos, me pergunto o quanto precisa ser alterado/atualizado. Além de atualizar as capturas de tela para ferramentas de SEO novas/diferentes do GSC ou GA4 +, grande parte do material principal sempre parece bastante estável.
Mas um dos clichês da indústria (ou de quem está de fora) é “O SEO sempre muda, não consigo acompanhar”.
Isso tem alguma verdade; certas táticas ou técnicas têm prazo de validade, mas a maioria das mensagens principais, lições e até mesmo requisitos técnicos básicos permanecem os mesmos.
Saia do núcleo e entre em áreas especializadas – JavaScript, desempenho, dados estruturados, por exemplo – ou voe mais perto do sol com técnicas de chapéu preto, e as coisas mudarão mais rapidamente.
Essa é a natureza da mudança de tecnologia OU da corrida armamentista de spam/chapéu preto com a equipe de spam na web do Google.
Por que isso importa? Se as pessoas pensam que o SEO está sempre mudando, isso significa que farão mais esforço para aprender ou valorizar a experiência de um profissional de SEO? Talvez.
OU isso dá às pessoas um motivo para se desligarem/ignorarem as práticas recomendadas de SEO, já que “provavelmente mudará em 6 meses de qualquer maneira”?
Não, isso é importante porque as melhores práticas de SEO também são muitas vezes as melhores práticas em outras áreas.
As melhores práticas de SEO e o aprendizado básico costumam ser simples e fáceis de implementar e trazem benefícios muito além do próprio SEO.
Para que a maioria das grandes marcas tenham sucesso nas pesquisas, a contribuição de mais do que apenas a equipe de SEO é vital. Para ter sucesso, a barreira de entrada deve ser reduzida e precisamos de ajudar as pessoas a assumirem responsabilidades, em vez de as afugentar, fazendo-as pensar que é demasiado complicado ou que vai mudar amanhã.
É um bom tópico.
John Mueller do Google respondeu dizendo: “Gosto dessa tomada. As partes que mais vejo mudando são do tipo de dados de estrutura, mas fundamentalmente são apenas valores diferentes no mesmo pacote.”
Amon Johns respondeu“Embora os princípios básicos mudem muito pouco, a tecnologia de pesquisa, as ferramentas que temos e a própria web estão em constante expansão e evolução. Sob essa luz, há mudanças constantes na *forma* como alcançamos os objetivos imutáveis. “
Eu gosto de como Ammon colocou isso…
É um bom tópico…
Discussão no fórum em Céu Azul.