Como você sabe, o Google Ads veiculou anúncios de compras do Merchant Center de outros anunciantes em contas de outros anunciantes. O Google prometeu emitir créditos após ocultar os dados em relatórios por questões de privacidade. Agora, o Google enviou um e-mail aos anunciantes que foram impactados sobre o problema, informando que eles pediram aos anunciantes que têm seus dados para excluí-los.
Yehoshua Coren postou uma captura de tela em X de um e-mail que ele recebeu que confirmou quais contas foram impactadas. O e-mail dizia: “Identificamos recentemente que, devido a um problema no sistema, alguns dos produtos em sua(s) conta(s) do Google Merchant Center estavam sendo exibidos com anúncios de outro anunciante a partir de 30 de julho, 16:54:38 PDT.” Ele acrescentou: “Como resultado, seus dados de atributos do produto (como ID do Merchant Center, Marca, Categoria e Título do produto) também estavam temporariamente disponíveis como dimensões de relatórios nessa conta do Google Ads no Editor de relatórios, Editor de anúncios e na API do Google Ads. As contas afetadas):”
Então o e-mail diz quais medidas o Google tomou para resolver os problemas e uma delas foi pedir aos anunciantes que excluíssem dados que não são deles. O Google escreveu:
- Corrigido o problema que afetou esses produtos em 31 de julho, 11:27:35 PDT
- Foram removidos os dados incorretos dos relatórios afetados
- Instruiu o anunciante que tinha dados incorretos em sua conta a excluir quaisquer cópias dos dados que ele possa ter feito
Sim, tenho certeza de que todos esses anunciantes excluíram todos esses dados.
Aqui está uma captura de tela desse e-mail:
Outros anunciantes também têm postado essas capturas de tela nas redes sociais.
#papoppc Acabei de receber este e-mail da equipe da GMC sobre os problemas do Shopping.
Essa última parte me fez rir 😀
Como eles vão verificar isso? 😅😂 foto.twitter.com/DjyCGtBtl3
— Alfred Simon (@AlfredSimon) 19 de agosto de 2024
Uma enxurrada de e-mails sobre o recente bug de polinização cruzada de MC ID está começando.
Note que há 2 sabores principais: se outro anunciante serviu *seus* produtos, ou se *você* serviu os produtos de outro anunciante. Em um caso, o e-mail é enviado pela equipe de MC, no outro, pela equipe de Anúncios. https://t.co/1Be8mQwqEu foto.twitter.com/UpZe7KJXSa
— Mike Ryan (@mikeryanretail) 19 de agosto de 2024
Anu no Search Engine Land tem um boa recapitulação de reação sobre esta notícia.
Discussão no fórum em X.