John Mueller do Google foi questionado sobre otimização excessiva e se isso pode causar problemas de classificação na Pesquisa Google. John respondeu dizendo: “Às vezes, a “otimização excessiva” se transforma em “spam de SEO”.”
Isso surgiu Céu Azul onde a pergunta veio de Martin SEO McGarry, que perguntou:
O Google recentemente mirou na “otimização excessiva” ou essa teoria das joias escondidas é facilmente confundida?
Exemplo
Uma página longa e com muitos detalhes, muito natural, mas infelizmente repetitiva.
Subitamente superado por uma página de demonstração (deixada no sistema) sem conteúdo, mas com meta título semelhante.
A resposta completa de John Mueller foi:
Parece que você tem uma situação específica diante de você, então generalizar provavelmente não ajuda muito. Às vezes, a “otimização excessiva” se transforma em “spam de SEO” (digamos que você mencione as palavras-chave 1x, 10x ou 1000x em uma página). Meu palpite é que você está apenas vendo algo coincidente aqui.
O acompanhamento perguntou:
Poderia facilmente parecer spam (evidente em classificações de pogo mais RECENTES, flip-flops com outras páginas menos densas em palavras-chave)… não podemos fugir das repetições TBH. É uma questão regulatória, hospedar Termos e Condições de terceiros em uma página de lista, por exemplo, e eles estão praticamente cheios das mesmas frases.
João respondeu:
Não conheço suas páginas, só que às vezes não há uma fronteira clara entre “não otimizado”, “otimizado”, “otimizado demais” e spam (embora muitas vezes o spam seja óbvio isoladamente). (Além disso, o que é “não otimizado” versus “otimizado”? :-))
Otimização excessiva é um tópico que abordamos aqui inúmeras vezes – então adicione-o ao pacote.
Discussão no fórum em Céu Azul.