Historicamente, o cloaking era considerado ruim porque o consumidor clicava esperando um conteúdo ou experiência de usuário específica, mas recebia uma experiência drasticamente diferente.
À medida que os editores se tornaram mais agressivos com os paywalls, eles colocaram suas marcas e a confiança do usuário em segundo plano, na tentativa de aumentar a receita por visita.
Abaixo estão duas capturas de tela de uma das versões mais extremas que vi recentemente.
O primeiro é um modal de assinatura agora que é exibido por padrão quando você visita o site do jornal.
A segunda é a página como ela aparece depois que você fecha o modal.
Basicamente, todo o conteúdo da página é ocultado, exceto anúncios e navegação.
O conteúdo está oculto – camuflado.
Esse tipo de comportamento não só teria um impacto terrível nas métricas de tempo no site, mas também ensinaria os usuários a não clicarem em seus sites no futuro, caso os usuários tenham alguma lembrança da marca do editor.
O tipo de desdém que a experiência do usuário recebe fará com que os editores percam relevância ainda mais rápido.
Na captura de tela acima, desfoquei o logotipo da marca no popover inicial, mas quando você olha para o artigo final depois daquele popover modal, você obtém um artigo camuflado com todos os anúncios sendo exibidos e a marca do site é totalmente invisível. Um site que esconde sua marca, exceto quando está pedindo dinheiro, dificilmente obterá muitas conversões.
Muitos sites de notícias agora parecem tão horríveis quanto as páginas feias do MySpace criadas por usuários eram antigamente. E fora das páginas do MySpace que entregavam malware, a experiência do usuário é, sem dúvida, pior.
Cada site de notícias que adota essa abordagem efetivamente aumenta o ódio dos usuários em relação a todos os sites que adotam essa abordagem.
Ele se acumula. Então os usuários eventualmente dizem dane-se isso. E eles se foram – para sempre.
Dessa forma, o público continuará migrando de sites de notícias para qualquer outro lugar que hospede seu conteúdo, como Google AMP, Facebook Instant Articles, Apple News, Twitter, Opera ou Edge ou recomendações de novos artigos do navegador móvel Chrome, MSN News, Yahoo News, etc.
Qualquer modelo de valor vitalício do cliente construído com base em suposições sobre qualquer sucesso inicial com a abordagem acima deve considerar a rotatividade, bem como o impacto da marca que a experiência a seguir terá na maioria dos usuários antes de se tornar tão agressivo.
Uma pequena nota positiva para os editores de notícias é mais países estão procurando ter atenção que os comerciantes paguem por seu conteúdoembora eu suspeite que, à medida que o tipo de barreira de pagamento modal duplo acima for normalizado, outras fontes de receita não farão com que a prática desapareça, principalmente porque muitos jornais locais foram adquiridos por empresas de private equity que extraem todo o sangue das operações por meio de pagamentos de juros para si mesmas.