O Google está enviando aos editores de notícias muito menos tráfego do Google Web Search, mas também muito mais tráfego do Google Discover. Um novo relatório conduzido pela Newzdash analisando 8,1 bilhões de cliques em centenas de editores de notícias usando dados do Google Search Console comparou dados de 2023 a 2024.
John Shehata, o fundador do Newzdash, publicou os dados em X dizendo, “Acabamos de concluir uma análise massiva de 8,1 bilhões de cliques em centenas de editores de notícias, usando dados do Google Search Console. Nossa equipe Newzdash no gddash.com analisou os números, e os resultados são reveladores.”
Ele mostrou como o Discover teve um aumento de 14 pontos no tráfego para os editores que ele rastreia, enquanto o Google Search teve um declínio de 10 pontos no tráfego para os editores que ele rastreia.
Aqui estão esses pontos de dados:
- Aumento do Google Discover: A participação do tráfego do Google Discover saltou de 41,6% para 55,6% do tráfego total do Google para editores — um aumento de 14% na proporção!
- Pesquisa na Web do Google Descubra: A pesquisa tradicional na web agora representa apenas 36% do tráfego do Google para editores, abaixo dos 46,5%.
- Outros tipos de pesquisa perdem participação: Google Notícias, notícias, imagens e pesquisas de vídeos tiveram reduções em sua proporção de tráfego.
O tráfego do Google Notícias caiu de 7,3% para 6,0%, assim como o tráfego das guias de notícias, imagens e vídeos.
Aqui está o gráfico:
“Nota importante: Essas porcentagens representam a parcela de tráfego de cada tipo de pesquisa, não números absolutos de tráfego. Uma parcela maior não significa necessariamente mais tráfego no geral – indica uma mudança na importância relativa de cada canal”, acrescentou John.
Você pode confiar no tráfego do Google Discover do Google? Duvido, então boa sorte.
Discussão no fórum em X.