Na semana passada, discutimos como a maioria das ferramentas de rastreamento de terceiros tem mostrado uma volatilidade de classificação de pesquisa muito mais calma e fria. Isso tudo enquanto a conversa dentro da comunidade SEO ainda parece super acalorada. A razão pode ser que o Google esteja implantando mecanismos de bloqueio novos e mais avançados para essas ferramentas de SEO.
Até agora, um representante de um fornecedor de ferramentas confirmou o problema. Tomek Rudzki de Zíperisso faz avançado Monitoramento da visão geral da IA do Googlemostrou um declínio nas visões gerais de IA. Glenn Gabe e eu notamos e Tomek nos respondeu no X dizendo: “Observamos uma diminuição (aproximadamente 2 pontos percentuais) nas taxas de detecção de AIO por meio do sistema de rastreamento da Ziptie. Parece que o Google está bloqueando os verificadores de AIO de maneira inteligente, muito além dos captchas tradicionais.”
Observamos uma diminuição (aproximadamente 2 pontos percentuais) nas taxas de detecção de AIO por meio do sistema de rastreamento da Ziptie. Parece que o Google está bloqueando os verificadores AIO de uma forma inteligente, muito além dos captchas tradicionais. Estamos procurando maneiras de melhorar a taxa de detecção de AIO.
-Tomek Rudzki (@TomekRudzki) 16 de janeiro de 2025
Enviei um e-mail para vários outros conjuntos de ferramentas de SEO ontem à noite, perguntando se eles estão percebendo o mesmo problema, mas ainda não recebi resposta oficial. Mas tenho ouvido dizer que isso é mais difundido do que apenas visões gerais de IA e apenas Ziptie.
este parece ser um problema mais amplo com outras ferramentas de rastreamento também cc @TomekRudzki
-Barry Schwartz (@rustybrick) 16 de janeiro de 2025
Tomek acrescentou: “Estamos procurando maneiras de melhorar a taxa de detecção de AIO”. E talvez algumas ferramentas já sejam capazes de lidar com isso, mas, novamente, a maioria das ferramentas mostra-se calmante, mesmo hoje.
Isso tudo enquanto a conversa continua superaquecida.
Conversa de SEO
Aqui estão algumas conversas novas daqui e WebmasterWorld – como você pode ver, está bastante aquecido:
Grande queda…
Queda enorme aqui…
parece que uma penalidade foi adicionada à nossa página. Até agora estamos em 66%. Algumas boas vendas com tráfego orgânico hoje, mas as vendas na Amazon estão em um novo recorde hoje. Eu diria que é hora de dizer bom ao Google….
Sejamos honestos, o Google está definitivamente fazendo uma atualização. As flutuações são muito extremas.
Nos últimos cerca de 7 dias, vimos algumas tendências moderadamente positivas para uma mudança (após 3 terríveis atualizações do Google consecutivas). Mas não creio que esta tendência dure muito mais tempo, se é que durará.
Tive tráfego forte esta semana novamente…uma pequena queda um dia, mas se recuperou. Você pode ver facilmente quando o Google está atualizando hoje em dia, o padrão é sempre o mesmo. Um congelamento repentino no tráfego e geralmente a maior queda ocorre no tráfego dos EUA/Canadá.
Ontem foi um dia bom, digamos um dia “normal” com algumas boas vendas. Desde ontem às 19h30 observamos uma queda acentuada e hoje partimos de 39% do tráfego normal.
Mais um dia de grandes quedas aqui.
Eles estão de volta, enormes lacunas nos pedidos, mas mesmo volume de tráfego! Em outras palavras, zumbis!
Meu tráfego global neste mês até agora tem sido consistentemente estável em cerca de 60% da minha média de 2024. Na verdade, não tive UM dia até agora atingindo minha média de 2024, o que considero totalmente inacreditável.
No entanto, recebi algumas consultas em massa genuínas de possíveis novos clientes, nenhum deles no Ocidente, mas o que experimentei especialmente esta semana foi um aumento maciço de e-mails de spam, mais alguém?
Desde que o feriado festivo acabou, todos os dias houve uma queda lenta, mas consistente, no tráfego. Ontem houve uma queda de -13%. Dia anterior -14%. No entanto, durante o feriado foi bom e estável e em +50%. O que está acontecendo? Tão cansado do tráfego inconsistente. Em breve estará de volta aos níveis de agosto mais uma vez.
Ferramentas de rastreamento de classificação do Google calmantes…
Mas as ferramentas ainda mostram calma e menos volatilidade, o que vai contra o que a conversa está me mostrando:
Classificações avançadas da web:
Monitor de visão geral Ziptie AI:
Eric Mercier postou sobre isso também em seu Blog SEO espanholentão outros estão percebendo isso também. Natalia Witczyk postou em LinkedIn e escreveu:
Novidade: o Google começa a intensificar suas medidas anti-scraping, introduzindo proteções mais rígidas, como bloqueio de IP e CAPTCHAs. Ferramentas populares de SEO como SEMrush e Ahrefs estão sendo impactadas.
Esta mudança do Google está tornando a extração de dados mais desafiadora e cara. Como resultado, os usuários podem enfrentar taxas de assinatura mais altas.
Algum de vocês está vendo problemas de dados em suas ferramentas de SEO?
Patrick Stox, do ahrefs, uma ferramenta de rastreamento popular, respondeu a essa postagem no LinkedIn dizendo:
“Ahrefs estão sendo impactados”
Há muitos comentários sobre algumas das ferramentas que tiveram problemas nos últimos dias nas redes sociais e outras plataformas. Até agora, a Ziptie é o único fornecedor de ferramentas que confirma isso, mas é muito cedo e talvez outros também intervenham. Mais uma vez, entrei em contato com um número e manterei você informado sobre o que eles dizem.
Usamos GSC 😇
– DEJAN (@dejanseo) 17 de janeiro de 2025
Enquanto isso, o Google ainda parece super volátil, apesar do que as ferramentas mostram.
O Google nunca foi fã de ferramentas que as descartam e já emitiu avisos no passado. Mas a maioria dos fornecedores de ferramentas conseguiu contornar os esforços de bloqueio do Google.
Dito isto, o que vocês estão vendo? (Estou postando isso mais cedo porque estou em um fuso horário diferente.)
Discussão no fórum em WebmasterWorld e LinkedIn.