John Mueller, do Google, disse que simplesmente adicionar códigos de país aos seus URLs não resultará em “nenhuma alteração” por motivos de classificação regional. Ele acrescentou que alterar seus URLs resultará em “flutuações temporárias” por causa da mudança de URL, mas não ajudará você a longo prazo a ter uma boa classificação nessas regiões.
Em vez disso, você deveria pensar em usar ccTLDs, acrescentou John. Isso ocorre porque você deseja ter uma separação clara e distinta para cada seção de país do seu site. Simplesmente adicionar códigos de país à sua estrutura de URL não é claro e separado o suficiente.
Perguntaram a John: “você pode ver algum problema ao usar mydomain. com/shoes-es em vez de mydomain. com/shoes/es.”
João respondeu em Céu Azul“Tenho certeza de que você não veria nenhuma mudança (e muitas flutuações temporárias se fizesse essa mudança).”
Ele acrescentou: “É mais uma questão de usar ccTLDs em vez de colocar o código do país na URL. Para alguns, é importante ter os sites claramente separados por país. Para a maioria, acho que isso não importa tanto.”
Aqui estão essas perguntas no Bluesky:
Abrindo a lata de minhocas que é o SEO internacional
Alguém aí tem alguma experiência com variantes de URL?
Ou @ johnmu.com você pode ver algum problema ao usar meu domínio. com/sapatos-es em meudomínio. com/sapatos/es
O Google tem preferência pelo segundo? Mas um cliente “com dificuldades” é configurado como sapatos
-Martin SEO McGarry (@searchassistance.co.uk) 2 de janeiro de 2025 às 8h58
Legal, obrigado… só mais uma coisa! 🕵️
Neste exemplo, vocês estão sugerindo que a “separação de sites” seria mais difícil para nós, proprietários, ou seja, segmentar ou separar, se necessário. Ou o Google separar os sites?
desenvolvedores.google.com/search/docs/…
-Martin SEO McGarry (@searchassistance.co.uk) 2 de janeiro de 2025 às 10h43
Discussão no fórum em Céu Azul.