O Google copiou recentemente o layout de resultados para dispositivos móveis para os resultados de pesquisa em computadores. As três grandes peças que mudaram como parte dessa atualização foram
- URL: Em muitos casos, o Google agora mostrará a localização atual nos resultados da pesquisa, em vez de mostrar o URL completo. O layout não diferencia mais entre HTTP e HTTPS. E os URLs mudaram de uma cor verde facilmente visível para um preto muito mais fácil de ignorar.
- Favoritos: Todas as listagens agora mostram um favicon próximo a elas.
- Rotulagem de anúncios: a rotulagem do anúncio está no mesmo lugar que os favicons para resultados de pesquisa orgânica, mas os rótulos dos anúncios são pretos que se misturam com a linha do URL. Com o tempo, espere que o rótulo preto do anúncio se torne uma cor mais clara, de uma forma paralela como o Google tornou as cores de fundo dos anúncios mais claras ao longo do tempo.
No ano passado, nossos resultados de pesquisa em dispositivos móveis ganharam um novo visual. Isso agora está sendo lançado nos resultados de desktop esta semana, apresentando nomes de domínio de sites e ícones de marcas com destaque, junto com um rótulo “Anúncio” em negrito para anúncios. Aqui está uma maquete: pic.twitter.com/aM9UAbSKtv– Google SearchLiaison (@searchliaison) 13 de janeiro de 2020
Pode-se esperar que essa mudança aumente a CTR dos anúncios e, ao mesmo tempo, reduza a CTR dos resultados de pesquisa orgânica, pelo menos até que os usuários se acostumem a ver favicons e não pensem neles como anúncios.
A beira aproveitou a atualização do layout SERP. Alguns o pessoal do Reddit odeia esse novo layout como distrai visualmente, o contraste nos URLs é pior e muitas pessoas pensam que os resultados orgânicos são anúncios.
Teoria da conspiração: A REAL razão pela qual os ícones estão nas SERPs é para encorajar a “cegueira do banner” para o texto do “anúncio”. Depois que as pessoas virem os ícones repetidamente, aprenderão a ignorar mentalmente o canto superior esquerdo. pic.twitter.com/LaXdZjNLK1-Rishi Lakhani (@rishil) 17 de janeiro de 2020
Suspeito que muitos sites de phishing usarão subdomínios inspirados na marca que estão arbitrando, juntamente com favicons falsos para tentar parecer autênticos. Eu não reconstruiria a estrutura de um site existente com base no layout atual dos resultados de pesquisa, mas se eu estivesse construindo um site totalmente novo, preferiria colocá-lo na raiz em vez de www, para que as palavras ficassem muito mais próximas do logotipo.
O Google fornece as seguintes diretrizes para favicons
- Tanto o arquivo favicon quanto a página inicial devem ser rastreáveis pelo Google (ou seja, não podem ser bloqueados para o Google).
- Seu favicon deve ser uma representação visual da marca do seu site, para ajudar os usuários a identificar rapidamente o seu site ao examinarem os resultados da pesquisa.
- Seu favicon deve ser um múltiplo de um quadrado de 48px, por exemplo: 48x48px, 96x96px, 144x144px e assim por diante. Os arquivos SVG, é claro, não têm um tamanho específico. Qualquer formato de favicon válido é suportado. O Google redimensionará sua imagem para 16x16px para uso nos resultados de pesquisa, portanto, certifique-se de que ela tenha uma boa aparência nessa resolução. Observação: não forneça um favicon de 16x16px.
- A URL do favicon deve ser estável (não altere a URL com frequência).
- O Google não exibirá nenhum favicon que considere impróprio, incluindo pornografia ou símbolos de ódio (por exemplo, suásticas). Se esse tipo de imagem for descoberto em um favicon, o Google irá substituí-lo por um ícone padrão.
Além do que foi dito acima, achei que faria sentido fornecer algumas outras dicas para otimizar favicons.
- Mantenha seus favicons consistentes em todas as seções do seu site se estiver tentando oferecer uma percepção de marca consistente.
- Em geral, menos é mais. 16×16 é um espaço minúsculo, então se você tentar transmitir muitas informações dentro dele, provavelmente acabará criando uma bolha que quase ninguém além de você reconhece.
- Pode fazer sentido incluir a primeira letra do nome de um site ou um widget de logotipo simplificado como favicon, mas é difícil incluir ambos em um único favicon sem que pareça exagerado e desordenado.
- Um favicon colorido em um fundo branco geralmente fica melhor do que um ícone branco em um fundo colorido, pois ter um fundo colorido significa que você está ocupando parte do escasso espaço de pixels de uma borda.
- Usar uma forma quadrada em vez de um círculo oferece mais área de superfície para trabalhar.
- Mesmo que o seu logotipo tenha itálico, pode fazer sentido evitar o uso de itálico no favicon para deixar a letra mais limpa.
Aqui estão alguns favicons que gosto e por que gosto deles:
- Citigroup – consegue inserir a palavra Citi ao mesmo tempo que parece memorável e distinto, sem parecer excessivamente confuso
Nerdwallet – o N aproveita muito bem o espaço, as cores são nítidas e quase parece uma seta apontando para a direita
Inc – o negrito I com ponto final é forte.
LinkedIn – muito memorável usando uma pequena parte da palavra de seu logotipo e bom uso de cores.
Alguns dos outros memoráveis de que gosto incluem: Twitter,
Amazônia,
eBay,
PayPal,
Google Play e
CNBC.
Aqui estão alguns favicons que não gosto e por quê
Se você não tiver um favicon, o Google mostrará um globo sem graça ao lado da sua listagem. Gerador de favicon real é uma boa ferramenta para criar favicons em vários tamanhos.
De quais favicons você realmente gosta? Quais grandes sites você vê que estão fazendo isso errado?