Não importa se você é iniciante em SEO ou um viciado em SEO experiente, não se pode negar a importância do conteúdo para uma boa classificação em mecanismos de busca como Google e Bing.
O Google frequentemente se refere à noção de que “o conteúdo é rei” e tornou o uso do conteúdo muito importante para seus algoritmos ao longo dos anos. Como a atualização EEAT (expertise, experience, authority, and trustworthiness) e a Google Helpful Content Update do mês passado, que recompensou ou rebaixou sites com base na qualidade e utilidade de seu conteúdo.
Com isso em mente, conversamos com alguns especialistas do setor e empresas em crescimento para entender como eles usam o conteúdo para construir autoridade em seu setor.
Índice
ToggleCrie guias com estatísticas
“Para uma marca nova ou existente, é sempre útil adicionar postagens de blog e guias ao seu site”, explica Richard Allan, cofundador da startup de energia, Aquecível.
“Ter muito conteúdo mostra que você tem substância e um site com 50 páginas e postagens provavelmente superará um site com apenas 5 ou 10.”
No entanto, tornar esse conteúdo baseado em estatísticas e focar em coisas reais que as pessoas estão procurando é uma ótima maneira de ganhar autoridade.
“Então, em vez de adicionar as 10 principais dicas para isso ou como economizar dinheiro naquilo, considere frases como estas abaixo e certifique-se de adicionar estatísticas importantes no topo da página e nos metadados para destacá-las nas SERPs.”
- Qual a porcentagem de pessoas que usam ….
- Qual é o número de pessoas que …
- Quantas pessoas fazem/não fazem…
- Quanto dinheiro pode ser economizado por…
- Quantas pessoas nos EUA/Reino Unido são…
- Quanto vale essa indústria (nome)?
- Quantas pessoas nos EUA usam …
“Muitos usuários e até jornalistas estão procurando por essa estatística matadora, então você precisa ser capaz de mostrá-la bem cedo e claramente, e tê-la apoiada por uma fonte forte.”
“Você também descobrirá que isso ajuda na construção de links naturais porque se você estiver no topo para uma boa frase ou pergunta baseada em estatísticas, um jornalista naturalmente criará um link para você e, muitas vezes, eles apenas pegam uma das primeiras fontes que veem no Google como fato. Você ficaria surpreso com a quantidade de links simples e de qualidade que você poderia gerar.”
O layout do conteúdo é fundamental
“A forma como você apresenta seu conteúdo é muito importante”, explica Justine Gray, da plataforma de conteúdo, Impacto de Tendências.
Para ser verdadeiramente educativo, autoritário e informativo, você tem que tornar o conteúdo muito palatável e fácil de digerir. Isso pode ser tão simples quanto adicionar pontos-chave no início do conteúdo para dar uma visão geral, usar parágrafos curtos para deixar pontos claros e usar gráficos ou imagens com dados para destacá-lo. É importante ressaltar que você precisa entrar nas informações logo no início e evitar divagações para aumentar a contagem de palavras.
“Um bom recurso para organizar seu texto inclui o uso de abas sanfonadas para perguntas frequentes, menus suspensos e abas clicáveis na parte superior da página que levam você diretamente para a seção desejada”, diz Gray.
Use pessoas e figuras de autoridade
O Google deu mais importância ao uso de autores, escritores convidados e especialistas reais por trás de quaisquer guias ou postagens de blog.
Com referência à recente atualização de conteúdo útil do Google, os webmasters ganharão maior autoridade ao ter um rosto real ou um membro da equipe claramente indicado como autor de um conteúdo, incluindo páginas de destino e postagens de blog.
Dizer coisas como “revisado por” e “editado por” adicionará muita credibilidade, especialmente se tiver uma biografia que inclua qualificações relevantes ou sugira anos de experiência — e isso é perfeito para os setores médico e financeiro.
Além disso, os autores podem adicionar seus perfis do Linkedin e do Twitter à sua biografia para dar mais efeito.
“Descobrimos que usar escritores convidados que são especialistas em suas áreas agrega grande valor”, explica o Dr. Max Linden, fundador da O Vendedor Ambulante Online. “Encontrar pessoas que administram empresas, têm seguidores ou gostam de se expor é um bom lugar para começar.
“Não só o conteúdo contribuído por convidados e especialistas é mais perspicaz e pessoal, mas você pode compartilhá-lo em sua rede social e na deles também para maximizar o alcance.”
Não use apenas texto, use vídeo
“Como todos sabemos hoje, o conteúdo não é apenas textual, mas altamente visual”, informa Dean Benzaken, cofundador da Tecnovolucionário.
“Com a ajuda da IA, há muitas maneiras de pegar seu conteúdo existente e transformá-lo rapidamente em notas de voz que as pessoas podem clicar e ouvir na página.”
Além disso, os vídeos agregam grande valor a qualquer conteúdo, e você tem algumas ferramentas excelentes para ajudar a facilitar isso hoje. Então, se você tem um vídeo longo, pode usar o Opus para dividi-lo em 10 vídeos menores com legendas incluídas, ou pode usar o Synthesia para criar um avatar de IA para gerar o texto automaticamente. As oportunidades são vastas para fazer seu conteúdo se destacar e criar autoridade em seu espaço.