O lançamento do ChatGPT em novembro de 2022 foi uma verdadeira virada de jogo para profissionais de marketing digital em todo o mundo. Profissionais de SEO ainda estão tentando navegar pelos potenciais benefícios e poder dessa tecnologia.
A capacidade de digitar consultas de pesquisa por meio de chat ao vivo e obter conteúdo escrito de forma perfeita e única oferece várias vantagens para aqueles que buscam criar mais conteúdo rapidamente e escalar seus negócios online. Os webmasters também podem criar códigos mais rápido do que manualmente, e isso pode ser usado para complementar ou substituir desenvolvedores.
No entanto, isso também pode apresentar mais desafios com o aumento da concorrência no cenário de marketing digital e questões sobre como os resultados de pesquisa do Google reagirão com o aumento da inteligência de marketing.
Conversamos com alguns especialistas do setor e profissionais de marketing de startups para obter mais informações sobre como o ChatGPT está mudando o SEO.
Índice
ToggleCriação de conteúdo
Para os consumidores, a capacidade de criar conteúdo exclusivo e fazê-lo quase instantaneamente é provavelmente a maior vantagem do ChatGPT.
“Muitos profissionais de SEO podem ter ficado desconfiados no início”, explica Andrew Baker, da startup financeira, Cavaquinho.
“Escrever conteúdo exclusivo é algo que é incutido em você desde o primeiro dia e qualquer coisa que seja automatizada ou boa demais para ser verdade só pode ser negativa para SEO.”
“Mas as primeiras evidências mostram que o ChatGPT é consistente e o conteúdo que ele produz é único e pode ter uma boa classificação se feito corretamente”, diz Richard Allan, da Divórcio Bob.
“Quando normalmente levaria de 6 a 8 semanas para produzir 50 páginas de guias e postagens de blog de qualidade, o ChatGPT pode fazer isso em algo como 3 horas.”
“Conseguimos adicionar páginas para mais de 1600 códigos de área nos EUA usando o ChatGPT – e isso teria sido uma montanha para escalar sem IA ou algo que não teríamos considerado fazer.”
“Ainda é preciso uma pessoa de SEO adequada para interpretar o número certo de palavras-chave, o tamanho do conteúdo e outros detalhes de SEO, como links internos e títulos – mas certamente apresenta uma maneira muito escalável de divulgar conteúdo.
“Ele apresenta infinitas possibilidades para segmentar códigos de área, horários, quantidades e outras palavras-chave de cauda longa, tanto nacionalmente quanto se você fosse lançar em diferentes países.”
Contratação e terceirização
Terceirizar seu conteúdo e código é algo popular há muitos anos, com startups e empresas usando serviços como o Fiverr e terceirizando suas equipes de marketing para a Índia e Filipinas.
“Mas com o ChatGPT, questiona-se se é mesmo necessário contratar pessoal de conteúdo”, argumenta Matthew Sullivan, do site de finanças ao consumidor, Harpsey.
“Por anos, houve uma questão sobre se você realmente precisa de escritores ou desenvolvedores de conteúdo internamente e por que pagar taxas locais quando é mais barato no exterior? Mas hoje, é uma questão sobre se você precisa contratar escritores e desenvolvedores.”
“Isso pode significar que milhares de redatores de conteúdo podem ficar sem trabalho da noite para o dia. No entanto, na prática, os primeiros sinais mostram que, embora milhões estejam usando o ChatGPT, é um número pequeno para criar um choque econômico e que as empresas tradicionais ainda estão preferindo a abordagem manual. Mas quem sabe se os redatores pagos estão usando o ChatGPT para fazer seu trabalho?”
Prototipagem e testes rápidos
“Com a oportunidade de criar conteúdo tão rápido, isso nos deu uma maneira emocionante de testar e experimentar coisas”, explica Gavin Cooper, o fundador da Bíblia de reivindicações. “E é isso que uma grande parte do SEO realmente é.”
“Conseguimos juntar conteúdo rapidamente e testar diferentes layouts e designs de sites ou até mesmo comparar plataformas como Wix, Webflow ou WordPress e determinar qual tem a melhor classificação nas SERPs. A partir daí, conseguimos escalar e desenvolver nosso negócio.”
“Para nós, conseguimos replicar centenas de páginas para diferentes tipos de reivindicações, seja para lesões, bancos, fabricantes de automóveis e muito mais – e por termos metadados consistentes e bons backlinks, conseguimos garantir posições no Google e gerar leads de qualidade.”
Mudanças nos SERPs do Google
Se imaginarmos milhões de sites usando o ChatGPT para publicar novos conteúdos e desenvolver novos sites, veremos grandes flutuações nas classificações em todos os setores?
Este não parece ser o caso ainda, com o ChatGPT operando agora há mais de 6 meses. Mas certamente não será surpreendente se algumas indústrias que são muito experientes em tecnologia, como finanças de consumo, cassinos ou criptomoedas, fizerem grandes avanços nesta área.
Portanto, pode-se esperar que algumas novas marcas surjam na página 1 para algumas palavras-chave muito competitivas, quase do nada, ou que haja algumas vitórias iniciais para alguns sites e algumas quedas ainda mais graves se forem penalizados.
Ainda preciso de experiência e conhecimento de SEO
O SEO está sempre mudando e, sem dúvida, o ChatGPT criou uma mudança de paradigma e uma maneira interessante de publicar conteúdo rápido e replicar código, permitindo que empresas novas e estabelecidas cresçam mais rápido do que nunca.
Embora a regra geral do Google de que “o conteúdo é rei” ainda se aplique, não se pode negar que é como Profissionais de SEO usam esse conteúdo que é realmente importante e mudará significativamente o cenário de SEO.
Embora você possa ter conteúdo escrito rapidamente e com alto padrão, ele não terá valor a menos que tenha um SEO inteligente e experiente para apoiá-lo.
É fundamental entender o conteúdo certo a ser criado, a pesquisa de palavras-chave correta, a intenção do usuário, os metadados e a semântica – e se você puder combinar isso com o ChatGPT, essa pode ser a receita para o verdadeiro sucesso de SEO.