Tory Gray

Como construir um roteiro de SEO que impulsione o desempenho

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Um roteiro de SEO é onde objetivos de alto nível são levados até a priorização em nível de projeto. Completo com todo o contexto, táticas e cronogramas para dar vida à sua estratégia.

Porque ter uma estratégia sólida de SEO é ótimo. Mas sem um plano para colocar as coisas em ação, é apenas um quadro de visão.

Abaixo, vou detalhar por que um roteiro de SEO é uma ferramenta tão importante e como ele pode beneficiar seu negócio em geral. Então, vou explicar como construir, priorizar e traçar seu próprio roteiro.

O que é um roteiro de SEO?

Um roteiro de SEO é o lugar para planejar, programar e priorizar o trabalho que sua estratégia de SEO requer. Mais do que uma simples lista de tarefas, é uma imagem detalhada pintada com táticas, tarefas e cronogramas.

Seu roteiro de SEO ilustra como sua equipe vai equilibrar e trabalhar em oportunidades-chave de SEO. Pode ser algo assim:

Por que todo domínio precisa de um roteiro de SEO

Cada negócio tem prioridades únicas. E um roteiro de SEO ajuda você a segui-las ao:

  • Conectando o trabalho de SEO a objetivos comerciais mais amplos
  • Capacitando colaboração informada e multifuncional
  • Simplificando o SEO da melhor maneira para maximizar o ROI

Um roteiro de SEO beneficia stakeholders em todas as equipes ao deixar claro por que cada item importa. Além de mostrar como a equipe concluirá cada tarefa.

Para líderes de equipe e de negócios, ele mostra a lógica por trás das decisões. Ao mesmo tempo, ele simplifica a comunicação e a execução para os colaboradores.

Basicamente, qualquer membro da equipe com interesse (ou conexão) em SEO deve ter acesso ao seu roteiro.

Ligando as equipes de marketing e engenharia

Um ponto importante a destacar é que geralmente é a documentação principal que informa a colaboração entre as equipes de Marketing e Produto e Engenharia.

Ele ajuda a traduzir o trabalho de SEO em um roteiro de desenvolvimento maior, facilitando a compreensão do nível de esforço (LOE), valor e cronogramas ideais associados a cada tarefa.

Estratégia de SEO vs. Roteiro de SEO

Não há roteiro sem uma estratégia sólida de SEO. Nem a estratégia se concretiza sem um roteiro.

Veja como os dois estão relacionados:

  • Estratégia de SEO: Define os objetivos principais e seu valor em um nível alto (o o que e o por que) juntamente com cronogramas, orçamento e recursos
  • Roteiro de SEO: Adiciona o como e o quandovinculando-os a itens de ação, urgência e priorização

Um objetivo principal do seu roteiro é determinar qual trabalho fará mais progresso em direção aos seus objetivos e priorizá-los adequadamente. Levando em conta as nuances do negócio.

Como construir um roteiro de SEO

Construir seu roteiro de SEO é uma questão de:

  • Incluindo todo o trabalho
  • Adicionar o nível certo de contexto específico do projeto
  • Usando um formato digerível para diferentes partes interessadas na equipe

Veja como começar:

O que incluir no seu roteiro de SEO

Tarefas de SEO maiores e mais significativas sempre terão prioridade. Mas elas não operam no vácuo. Seu roteiro de SEO é uma metodologia para gerenciar as muitas partes móveis juntas, para que todos possam ver como cada peça se encaixa no todo.

Isso significa que TODAS as iniciativas são implementadas antes que qualquer outra coisa aconteça.

Exemplos de iniciativas de SEO para seu roteiro

A lista abaixo não é exaustiva, mas pode servir como um ponto de partida útil que abrange a maioria das bases.

Área de Foco em SEO Exemplos relevantes de trabalho
Relatórios Rastreamento de dados, análises, painéis, investigações
Experiência do usuário Core Web Vitals, acessibilidade, arquitetura da informação
SEO técnico Rastreamento, indexação, marcação de esquema, renderização de JavaScript, migrações
Marketing de conteúdo Publicação de conteúdo, pesquisa de palavras-chave, análise de lacunas, remoção de conteúdo desatualizado
Autoridade Links internos, construção de links, suporte de RP, EEAT
SEO local Consistência NAP, marcação de esquema local, construção de comunidade
Internacionalização Hreflang, localização, usando redes de distribuição de conteúdo (CDNs)

Que detalhes você deve incluir?

Não importa se seu roteiro está em uma planilha ou se você o constrói em uma plataforma de gerenciamento de projetos, dar o nível certo de contexto é essencial. Comece com estes campos/colunas:

  • Item de ação: Qual é o trabalho que a equipe precisa executar?
  • Oportunidade: O que isso impulsionará para o negócio em termos de KPIs?
  • Prioridade: Quão urgente é esta oportunidade? (Alta, Média, Baixa)
  • Nível de esforço (LOE): Em termos de recursos de equipe, o que é necessário para chegar lá?
  • Alinhamento de metas: A qual dos principais objetivos comerciais isso está vinculado?
  • Status: Quanto progresso houve até agora?
  • Impacto de SEO: O impacto no desempenho do site será alto, médio ou baixo?
  • Cronograma de metas: Tendo em mente outros trabalhos e prioridades, quando o trabalho deve começar?

Como organizar seu roteiro

A melhor maneira de organizar seu roteiro de SEO é organizá-lo em múltiplo maneiras diferentes.

O que quero dizer com isso?

Seu roteiro de SEO é uma ferramenta para se comunicar com diferentes níveis e áreas do negócio. E criar diferentes maneiras de olhar para o roteiro dá a diferentes stakeholders as visões que eles precisam.

Aqui estão alguns dos mais comuns:

Lista

Esta é a visão na qual você provavelmente construirá seu roteiro. É a visão clássica de planilha que exibe todas as informações-chave em uma tela.

Caso de uso das partes interessadas: Útil para SEOs, gerentes de produtos e líderes de equipe que traduzem o trabalho de SEO em roteiros de desenvolvimento e/ou marketing.

Roteiro de SEO – Visualização de lista

Kanban

A visualização Kanban é uma visualização útil organizada pelo progresso do trabalho, facilitando a visualização do que está em andamento e do que está por vir. Ela é tipicamente mais simplificada do que a visualização de lista padrão em termos das informações que você exibe.

Caso de uso das partes interessadas: Olhar para o trabalho dessa maneira permite que SEOs, gerentes de produto, desenvolvedores e qualquer pessoa responsável por uma determinada tarefa monitorem seu progresso de forma rápida e fácil.

Roteiro de SEO – visualização Kanban

Linha do tempo

Esta visão é um calendário com todas as iniciativas plotadas uma ao lado da outra. O nível de detalhes sobre isso pode variar. Mas, como a visão Kanban, ela coloca o foco no quando aspecto.

Caso de uso das partes interessadas: Útil para SEOs, gerentes de produtos e líderes empresariais que desejam ver como o trabalho se alinha com as metas e cronogramas da empresa.

Roteiro de SEO – Visualização de linha do tempo

Como priorizar seu roteiro de SEO

Neste ponto, você criou uma lista de tarefas de SEO, que é apenas útil até certo ponto. A priorização, os cronogramas e a lógica compõem o molho secreto que impulsiona o progresso.

Veja como dominar esta etapa crítica:

Avalie o valor E o custo do trabalho

Muitas ideias podem ter um impacto significativo. Mas apenas algumas são viáveis, dadas as suas metas, realidades e recursos de negócios.

Geralmente, você avaliará a viabilidade das iniciativas ao criar seu caso de negócios para cada um. Então os candidatos seguem seu caminho para seu roteiro, que pesa valor versus nível de esforço por meio de um método de pontuação frequentemente chamado de entrega de valor ponderado.

Você pode usar qualquer escala numérica (como 1-5 ou a sequência de Fibonacci). O importante é que você pontue todos os seguintes individualmente:

  • Qual é o nível de esforço (LOE) em termos de trabalho da equipe?
  • Quanto isso impactará os KPIs de SEO, como classificações, cliques e conversões?
  • O que o negócio arrisca ao não fazer o trabalho? Quais oportunidades você está abrindo mão ou criando para os concorrentes?
  • Quão urgente é abordar o trabalho, dados fatores como concorrência, desempenho atual e objetivos de negócios?

Você pode usar essas pontuações individuais para criar um cálculo que dá a cada iniciativa uma pontuação geral.

Isso torna possível comparar o trabalho rapidamente, maçãs com maçãs. O cálculo normalmente dividirá o impacto, o risco e a importância de uma tarefa pelo nível de esforço necessário. Assim:

Pontuação de valor

Comece com vitórias rápidas e fáceis

Uma prática recomendada para priorização é procurar instâncias de alto impacto com baixo LOE. Essas são suas “vitórias rápidas”. Eliminar as vitórias rápidas cria adesão e reúne recursos para outros trabalhos mais intensivos em recursos com alto impacto.

Por exemplo, ajustar um único modelo HTML pode aumentar o desempenho de milhares de páginas de forma relativamente rápida.

Embora atualizar as meta descrições em 5 mil páginas provavelmente leve tempo e não agregue muito valor ao SEO.

Uma maneira fácil de visualizar isso é usar uma matriz de priorização. Combinando o valor potencial de uma tarefa com o nível de esforço necessário.

Assim:

Valor do roteiro de SEO vs LOE

Isso pode ajudar sua equipe a evitar gastar tempo em tarefas de baixo valor que consomem recursos.

Ou, alternativamente, mapeie o valor/importância da tarefa em relação à urgência:

Importância do roteiro de SEO vs urgência

Isso pode funcionar bem se o foco for fazer as coisas o mais rápido possível. Como se seu roteiro estivesse em vigor apenas pelos próximos 3-6 meses.

Transforme montanhas em montículos

Seria bom se toda iniciativa de SEO fosse uma vitória fácil, não é?

Mas a realidade é que um trabalho de SEO impactante geralmente tem um LOE alto e muitas partes móveis.

Essas tarefas geralmente recebem a maior resistência das partes interessadas. Tornando difícil obter aprovação logo no início. A melhor maneira de mitigar o risco de despriorização é dividir as coisas em pedaços menores e mais acessíveis de trabalho.

Isso pode significar focar em uma seleção de URLs onde a empresa tem mais a aprender ou ver o maior impacto (ao mesmo tempo em que reduz os riscos).

Por exemplo, se você sabe que o site precisa de atualizações de texto na página para a maioria de suas páginas de serviços, você pode começar com um teste de cinco URLs.

Provavelmente será mais fácil fazer com que as partes interessadas assinem. E você pode iterar e implementar mais quando começar a ver resultados.

Mantenha a sua concorrência em mente

O que está acontecendo no seu site não é o único contexto que informa o que você precisa trabalhar. O cenário competitivo ajuda a ilustrar o relativo valor do trabalho proposto em seu roteiro.

Alguma coisa poderia lhe dar uma vantagem sobre os concorrentes? Outro projeto poderia ajudar a fechar uma lacuna competitiva crucial?

Estas questões são importantes na avaliação e comunicação do risco de não perseguindo um projeto.

Algumas das principais áreas a serem avaliadas em relação aos concorrentes incluem:

  • Backlinks e domínios de referência
  • Classificações e lacunas de palavras-chave
  • Qualidade e diferenciação do conteúdo
  • Experiência do usuário e arquitetura da informação
  • Sinais EEAT
  • Desempenho e funcionalidade do site
  • Marcação de esquema

Entender onde seus concorrentes estão superando você pode ajudar a priorizar as tarefas adequadamente.

Trace sua linha do tempo

Seu roteiro deve segmentar seu cronograma em fases mais curtas que simplifiquem o gerenciamento de recursos e progresso.

Para um roteiro que mapeia o ano, essas fases são provavelmente trimestres. Se você está indo para um roteiro de 6 meses, provavelmente fará sentido segmentar as coisas em uma base mensal.

Depois de definir um cronograma amplo, você precisa:

  1. Identifique quando os recursos estão disponíveis para o trabalho e planeje adequadamente
  2. Agendar projetos em ordem de entrega de valor ponderado
  3. Incluir uma boa mistura de trabalho em cada fase, sempre que possível, para equilibrar recursos e suporte às metas da empresa
  4. Não se esqueça de deixar espaço para novas oportunidades e trabalho de SEO sempre ativo (como atualizações de conteúdo e otimização técnica)

Execute e desenvolva seu próprio roteiro de SEO

Como tudo no mundo do SEO, seu roteiro evoluirá continuamente.

Conforme você executa seu roteiro de SEO, novas oportunidades surgirão, as coisas mudarão e os concorrentes lhe lançarão bolas curvas. A necessidade de embaralhar tarefas e introduzir novos trabalhos é inevitável.

Seu roteiro é o lugar para dar sentido e organizar o fluxo para que haja pelo menos uma constante: progresso em direção aos objetivos do seu negócio.

Ainda não tem certeza do que incluir no seu roteiro?

Confira esta lista de verificação de SEO para identificar em quais áreas do site da sua empresa você deve se concentrar.

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