Sejamos realistas, quando se trata de gerar tráfego online, a qualidade do tráfego de SEO é imbatível.
Quando você compara com outras fontes de tráfego online, incluindo PPC, afiliados, e-mails e SMS, você normalmente descobre que quando se trata de tempo médio no site, baixas taxas de rejeição e taxas de conversão, o SEO reina supremo. Aqueles que navegam pela pesquisa orgânica de SEO normalmente estão tomando seu tempo e tomando decisões informadas e mais cuidadosas – é isso que leva a uma conversão mais alta e clientes mais qualificados.
A barreira com SEO é que pode levar vários meses, ou até anos, e uma expertise incrível para ganhar posições nos principais resultados de busca no Google. No entanto, só porque você não está no topo do Google, não significa que você não pode ter acesso ao tráfego de SEO da melhor qualidade e até mesmo ocupar várias posições – sem nem mesmo classificar seu próprio site.
Neste artigo, conversamos com alguns especialistas do setor e startups para entender como você pode acessar o tráfego de SEO, independentemente de seu site ter classificação ou não.
Índice
ToggleConfira quem já está na página 1
Você pode pensar que fazer SEO para sua empresa significa otimizar seu próprio site e fazer com que ele seja classificado, mas por que não considerar quem já está na página 1 e se você pode fazer parceria com eles de alguma forma? De sites de comparação de preços, sites de notícias ou apenas marcas individuais, pode haver uma maneira de ajudá-los a monetizar seu tráfego ou colaborar de alguma forma.
“Como corretores, temos muito mais liberdade para fazer SEO do que outras grandes marcas e instituições”, explica Justine Gray, fundadora da corretora de hipotecas online, Deedle.
“Grandes empresas e bancos ficam muito nervosos e obrigados pela conformidade a colocar muito conteúdo em seus sites e fazer atualizações regulares. Mas para uma equipe pequena como a nossa, isso é muito fácil.”
“De certa forma, temos uma chance melhor de chegar à página 1 do que uma grande empresa corporativa – e, como resultado, temos empresas de todos os tamanhos tentando fazer parceria conosco. Elas podem descobrir que há muitas barreiras internas para fazer um bom SEO para si mesmas, mas estamos abertos à colaboração.”
Usando listas dos 10 principais
“As listas dos 10 melhores têm uma vantagem de classificação muito poderosa no Google”, explica Sithara Ranasinghe, cofundadora do site de seguros de saúde, MediCompare.
“Há certas indústrias em que o Google realmente favorece as listas dos 10 melhores em vez de um site tradicional. Se você fosse pesquisar por qualquer coisa relacionada a cassinos ou algo técnico como marketing por e-mail ou melhores softwares, normalmente não encontraria sites individuais na página 1, mas sim sites de avaliação ou sites acumuladores que listam 10 opções diferentes.”
“Acho que o Google gosta dessa oferta mais imparcial para um cliente e da capacidade de ver e comparar produtos diferentes. Então, se você é um novato no mercado ou está procurando obter tráfego de SEO, você deve simplesmente abordar alguém que já esteja na página 1 com uma lista dos 10 melhores ou tentar criar uma por meio de um site de alta autoridade de domínio.”
“Existem sites que são muito bons nisso, como CNet e Forbes, que alavancam sua autoridade e domínio forte – e não há razão para que você não possa ter várias listagens na página 1 e limpar o tráfego de SEO, independentemente de onde você esteja classificado.”
Usando sites de comparação de preços
Sites de comparação de preços de produtos como hipotecas, cartões de crédito, reservas de hotéis, seguros de viagem e até mesmo tecnologia se tornaram enormes na última década.
“Ser um site de comparação de preços pode ser uma vantagem com o Google”, explica Mark Gomer da Proper Finance. “Você direciona tantos produtos e pode ganhar backlinks em vários setores e também se beneficiar de pessoas pesquisando, o que aumenta o tempo geral do usuário no site.”
“Quando bem implementado, você pode ter uma classificação muito boa para alguns produtos, mas não para outros, mas, no final das contas, você pode concentrar sua energia onde você faz isso.”
“Se tivermos uma posição forte no Google para algo como hipotecas ou empréstimos garantidospoderíamos trabalhar com 50 ou 100 empresas para ajudar os clientes a comparar as melhores taxas – todas elas têm acesso ao tráfego de SEO, mesmo que não estejam classificadas em lugar nenhum.”
Aproveitando sites de notícias com domínios altos
Há tantos fatores de SEO para lidar, como boa otimização técnica, velocidade do site e conteúdo de qualidade. Mas às vezes ter um bom backlog de backlinks e alta autoridade de domínio é a maneira mais rápida e simples de ranquear no Google e chegar à página 1 para termos-chave.
“Quando você olha para os principais sites de notícias, eles geralmente são ímãs de links por causa de sua autoridade – e eles frequentemente coletam muitos links de outras autoridades, como escolas, universidades, conselhos e governos”, explica Richard Allan, fundador da plataforma de financiamento Capital Bean.
“Então, quando você cria uma landing page em seu próprio site, você pode ter que esperar meses ou anos para construir autoridade – ou você pode nunca classificar nada. Mas se você pegasse essa landing page, com todas as palavras-chave certas e conteúdo direcionado à intenção e colocasse esse artigo em um grande site de notícias como Portão SF ou Forbes, às vezes você pode classificar isso muito rapidamente aproveitando a autoridade de domínio deles.”
“Se você pegar alguns setores menos competitivos ou palavras-chave de cauda longa mais personalizadas, eles podem não estar acostumados a ter um site com uma autoridade de domínio de 60 ou 70 na página 1 e quando você chega com um artigo novo, você obtém a indexação rápida de ser um site de notícias e pode frequentemente chegar à página 1 em um dia simplesmente porque está no Google Notícias.”
Considerações finais
O tráfego de SEO é de qualidade incrivelmente boa e muito procurado, mas, como qualquer profissional de SEO lhe dirá: leva muito tempo para ser alcançado e nem sempre dura para sempre.
Mas, como discutido por nossos especialistas, a classificação no Google não precisa necessariamente ser apenas seu próprio site. Ao ver quem está na página 1 e usar sites com altas autoridades de domínio para incluir sua empresa, você pode assumir várias posições. E, dadas as flutuações do Google, você pode usar essas técnicas para sempre ter algum tipo de presença na página 1 a qualquer momento.
Deixamos você com uma pergunta final: por que assumir uma posição na página 1 quando você pode ter várias?