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Por mais de uma década, o Google dominou as pesquisas, a ponto de a maioria das histórias na esfera de pesquisa serem sobre o Google ou algo periférico.
Em 2019, o Google gerou US$ 134,81 bilhões em receitas de anúncios.
Quando a Verizon comprou o Yahoo principal há três anos, o preço final da compra foi de US$ 4,48 bilhões. Esse valor era para possuir sua vertical financeira, vertical de notícias, portal da web, homepage, e-mail e pesquisa na web. Também incluía uma variedade de outros serviços como o Tumblr.
Parte do que mantém o Google tão dominante na busca é o reconhecimento da marca. Isso também é aumentado pela distribuição como padrões no Chrome e Android. Então, quando se trata de comprar distribuição de busca de outros players como Mozilla Firefox, Opera ou Safari da Apple, eles podem superar todos os outros, pois são muito melhores em monetizar mercados de nível 2 e mercados emergentes do que outras empresas de busca, já que têm uma profundidade de anúncios tão forte. Mesmo que o Bing desse 100% de revshare para a Apple, eles ainda não conseguiriam competir com o Google na maioria dos mercados em termos de monetização de busca.
A Apple como um grande impulsionador de tráfego de pesquisa
Em 2019, o Google pagou pouco menos de £ 1,2 bilhão em pagamentos padrão para tráfego de pesquisa do Reino Unido. A maior parte disso foi para a Apple. Historicamente, quando o Google dividia suas receitas de pesquisa por região, normalmente os EUA estavam em torno de 45% a 46% da receita de anúncios de pesquisa e o Reino Unido estava em torno de 11% a 12%, então é provável que o Google esteja gastando mais de US$ 10 bilhões por ano para ser o provedor de pesquisa padrão em dispositivos Apple:
A Apple declarou que os mecanismos de busca não pagam à Apple pelo direito de ser definido como o mecanismo de busca padrão primário em seus dispositivos. No entanto, nossa avaliação é que o Google paga para ser o padrão primário em dispositivos Apple. O acordo entre o Google e a Apple declara que o Google será o provedor de busca na web padrão e o mesmo acordo declara que o Google pagará à Apple uma parcela específica das receitas de publicidade de busca. Também observamos que o Google não paga compensação a nenhum parceiro que defina o Google Search como uma opção secundária. Isso sugere ainda que o pagamento do Google à Apple é em troca da Apple definir o Google como o padrão primário.
A Apple fica feliz em descontar esses cheques e deixar o Google cuidar da função principal de busca algorítmica no navegador da web, mas a Apple também completa automaticamente muitas buscas na barra de endereço por meio de vários recursos, como histórico do site, principais resultados, notícias, site sugerido pela Siri, sites sugeridos, etc.
Uma voz única na busca
O lado bom de a Apple fornecer alguns desses resultados de preenchimento automático de pesquisa é que seus resultados não são simplesmente uma repetição dos resultados de pesquisa do Google, então eles podem adicionar uma voz única ao mercado de pesquisa, onde se seu site não estiver indo tão bem no Google, ele ainda poderá ser promovido pela Apple com base em outros fatores.
Atalhos de alto tráfego
Usuários da Apple geralmente têm bastante renda pessoal disponível e uma tendência a dispor de boa parte dela, então se você é um usuário Android, provavelmente vale a pena ter um dispositivo Apple para ver o que eles estão recomendando para termos essenciais nos mercados do seu cliente. Se você quiser ver recomendações para um país em particular, pode ser necessário ter um roteador especializado direcionado para esse país ou usar um proxy da web ou VPN.
A maioria dos usuários provavelmente realiza consultas de pesquisa completas e clica nas listagens da página de resultados de pesquisa do Google, mas com o tempo, o recurso de preenchimento automático de pesquisa que recomenda sites visualizados anteriormente e outros sites provavelmente ganha participação de voz incremental.
Um amigo meu do Reino Unido administra um site local e o que se segue mostra como o ecossistema da Apple gerou quase 2/3 do tráfego do seu site.
O site dele tem apenas alguns anos, então ainda não recebe muito tráfego de outras fontes. Até agora, o site dele não tem ótimas classificações no Google, mas mesmo que tivesse, o impulso das recomendações da Apple ainda fornece um vento de cauda de distribuição gratuita e conscientização (pelo tempo que durar).
Para tópicos abordados em notícias ou pesquisas de navegação repetidas, a Apple provavelmente envia muitas visitas diretas por meio de seus recursos de preenchimento automático de URL, mas eles não usam o recurso amplamente no final da pesquisa em outros setores verticais, então é um conjunto limitado de pesquisas que, em última análise, se beneficia dos atalhos.
Fatores de classificação de pesquisa da Apple
Apple recentemente atualizado sua página de pesquisa oferecendo informações sobre o Applebot:
O Apple Search pode levar em consideração o seguinte ao classificar os resultados de pesquisa na web:
- Engajamento agregado do usuário com resultados de pesquisa
- Relevância e correspondência dos termos de pesquisa com os tópicos e conteúdo da página da web
- Número e qualidade de links de outras páginas na web
- Sinais baseados na localização do usuário (dados aproximados)
- Características do design da página da web
Os resultados da pesquisa podem usar os fatores acima sem importância (pré-determinada) de classificação. Os usuários da Pesquisa estão sujeitos à política de privacidade em Sugestões, Pesquisa e Privacidade da Siri.
Eu vi alguns TLDs de código de país se saírem bem em seus mercados locais, apesar de não necessariamente estarem associados a grandes marcas. Sites que não têm uma boa classificação no Google ainda podem acabar na mistura, desde que a experiência do usuário seja limpa, o site seja útil e seja fácil para a Apple associar o site a uma palavra-chave relacionada.
Atualizações de qualidade semelhantes às do Panda
Mercados como notícias mudam todos os dias conforme as notícias mudam, mas acho que a Apple também faz algumas atualizações do tipo Panda, mais ou menos trimestralmente, onde eles fazem uma ampla atualização do que eles recomendam em geral. Como parte dessas atualizações, sites que já foram recomendados podem acabar vendo a recomendação desaparecer (especialmente se a experiência do usuário tiver diminuído desde a recomendação inicial por meio de um layout pesado de anúncios ou similar), enquanto outros sites que têm boas métricas de engajamento são recomendados em pesquisas relacionadas.
Um amigo tinha um site que eles meio que esqueceram que era recomendado pela Apple. Esse site teve um grande salto em 9 de julho de 2018, depois caiu no início de agosto daquele ano, provavelmente depois que os dados de teste mostraram que ele não era tão bom quanto algum outro site recomendado pela Apple. Eles notaram o pico de tráfego e melhoraram um pouco o site. No início de outubro, ele foi amplamente recomendado mais uma vez. Isso durou até maio de 2019, quando caiu de um penhasco mais uma vez. Eles monetizaram o site com uma rede de anúncios um tanto quanto spam e a recomendação praticamente desapareceu.
As recomendações acontecem conforme a pessoa digita e podem ser diferentes para pesquisas em que há um espaço entre as palavras-chave e a palavra é executada em conjunto. Também vale a pena notar que a Apple normalmente recomendará a versão www. de um site em vez da versão m. de um site para sites que oferecem ambos, então faz sentido garantir que, se você usou URLs separadas, a versão www também use um design de site responsivo.
Impacto indireto no Google
Embora os atalhos de pesquisa da Apple ignorem a pesquisa do Google e, portanto, não criem sinais diretos do usuário para impactar a pesquisa do Google, as pessoas que possuem um iPhone e fazem pesquisas em um computador Windows no trabalho ou em um laptop Windows em casa podem se lembrar do site que gostaram em seu iPhone e pesquisá-lo mais uma vez, dando ao site alguma visibilidade que pode indiretamente afetar as classificações de pesquisa do Google.
A Apple também poderia eventualmente lançar seu próprio mecanismo de busca com todos os recursos.