O Google recentemente copiou seu layout de resultados para dispositivos móveis para os resultados de pesquisa para desktop. As três grandes peças que mudaram como parte dessa atualização foram
- URLs: Em muitos casos, o Google agora mostrará breadcrumbs nos resultados da pesquisa em vez de mostrar a URL completa. O layout não diferencia mais entre HTTP e HTTPS. E as URLs mudaram de uma cor verde facilmente visível para um preto muito mais fácil de perder.
- Favoritos: Todas as listagens agora mostram um favicon ao lado delas.
- Etiquetagem de anúncios: a rotulagem de anúncios está no mesmo lugar que os favicons para resultados de pesquisa orgânica, mas os rótulos de anúncios são pretos, que meio que se misturam à linha de URL. Com o tempo, espere que o rótulo de anúncio preto se torne uma cor mais clara de uma forma que seja paralela como o Google tornou as cores de fundo dos anúncios mais claras ao longo do tempo.
No ano passado, nossos resultados de pesquisa em dispositivos móveis ganharam um novo visual. Isso agora está sendo implementado nos resultados para desktop esta semana, apresentando nomes de domínio de site e ícones de marca de forma proeminente, junto com um rótulo “Ad” em negrito para anúncios. Aqui está um modelo: foto.twitter.com/aM9UAbSKtv— Google SearchLiaison (@searchliaison) 13 de janeiro de 2020
Poderíamos esperar que essa mudança aumentasse o CTR em anúncios e diminuísse o CTR em resultados de pesquisa orgânica, pelo menos até que os usuários se acostumassem a ver favicons e não pensassem mais neles como anúncios.
A Beira criticou a atualização do layout do SERP. Alguns o pessoal do Reddit odeia esse novo layout como é visualmente perturbador, o contraste nos URLs é pior e muitas pessoas pensam que os resultados orgânicos são anúncios.
Teoria da conspiração: A VERDADEIRA razão pela qual os ícones estão em SERPs é para encorajar a “cegueira de banner” para o texto “Ad”. Uma vez que as pessoas veem os ícones repetidamente, elas aprenderão a ignorar mentalmente o canto superior esquerdo. foto.twitter.com/LaXdZjNLK1-Rishi Lakhani (@rishil) 17 de janeiro de 2020
Suspeito que muitos sites de phishing usarão subdomínios padronizados fora da marca que estão arbitrando, juntamente com favicons falsos para tentar parecer autênticos. Eu não reconstruiria a estrutura de um site existente com base no layout atual do resultado da pesquisa, mas se eu estivesse construindo um site totalmente novo, eu poderia preferir colocá-lo na raiz em vez de em www para que as palavras ficassem muito mais próximas do logotipo.
O Google fornece as seguintes diretrizes para favicons
- Tanto o arquivo favicon quanto a página inicial devem ser rastreáveis pelo Google (ou seja, não podem ser bloqueados pelo Google).
- Seu favicon deve ser uma representação visual da marca do seu site, para ajudar os usuários a identificar rapidamente seu site quando eles navegarem pelos resultados de pesquisa.
- Seu favicon deve ser um múltiplo de 48px quadrado, por exemplo: 48x48px, 96x96px, 144x144px e assim por diante. Arquivos SVG, é claro, não têm um tamanho específico. Qualquer formato de favicon válido é suportado. O Google redimensionará sua imagem para 16x16px para uso em resultados de pesquisa, então certifique-se de que ela fique boa nessa resolução. Nota: não forneça um favicon de 16x16px.
- A URL do favicon deve ser estável (não altere a URL com frequência).
- O Google não mostrará nenhum favicon que considere inapropriado, incluindo pornografia ou símbolos de ódio (por exemplo, suásticas). Se esse tipo de imagem for descoberto dentro de um favicon, o Google o substituirá por um ícone padrão.
Além do acima, pensei que faria sentido fornecer algumas outras dicas para otimizar favicons.
- Mantenha seus favicons consistentes em todas as seções do seu site se você estiver tentando oferecer uma percepção de marca consistente.
- Em geral, menos é mais. 16×16 é um espaço pequeno, então se você tentar transmitir muitas informações dentro dele, provavelmente acabará criando uma mancha que quase ninguém, exceto você, reconhecerá.
- Pode fazer sentido incluir a primeira letra do nome de um site ou um widget de logotipo simplificado como favicon, mas é difícil incluir os dois em um único favicon sem que pareça exagerado e desorganizado.
- Um favicon colorido em um fundo branco geralmente fica melhor do que um ícone branco em um fundo colorido, pois ter um fundo colorido significa que você está ocupando parte do escasso espaço de pixels para uma borda.
- Usar uma forma quadrada em vez de uma circular proporciona mais área de superfície para trabalhar.
- Mesmo que seu logotipo tenha itálico, pode fazer sentido evitar usá-lo no favicon para deixar a letra mais limpa.
Aqui estão alguns favicons que eu gosto e por que eu gosto deles:
- Citigroup – consegue colocar a palavra Citi ali, ao mesmo tempo em que parece memorável e distinto, sem parecer excessivamente confuso
- Nerdwallet – o N faz um ótimo uso do espaço, as cores são nítidas e quase parece uma seta apontando para a direita
- Inc – o I em negrito com um ponto é forte.
- LinkedIn – muito memorável usando uma pequena parte da palavra do logotipo e bom uso de cores.
Alguns outros memoráveis que eu gosto incluem: Twitter, Amazonas, eBay, Paypal, Google Play e Notícias
Aqui estão alguns favicons que eu não gosto e por quê
Se você não tiver um favicon, o Google mostrará um globo sem graça ao lado da sua listagem. Gerador de Favicon Real é uma boa ferramenta para criar favicons em vários tamanhos.
Quais favicons você realmente gosta? Quais grandes sites você vê que estão fazendo isso errado?