O Google está testando a colocação de um botão de “visualização rápida” sobreposto às imagens das receitas na Pesquisa Google. A parte mais louca é que clicar em “Visualização rápida” mantém você no Google enquanto fornece um instantâneo do conteúdo do editor, sem enviar esse tráfego para o editor.
Olhando para esta página de “Visualização rápida”, não vejo nenhuma razão para que um pesquisador queira se aprofundar mais e acessar o site do editor. Chega da analogia do canivete suíço que o Google fez sobre seus resultados de pesquisa. Aqui, o Google não está fornecendo um trecho de informação, incentivando o pesquisador a clicar no site do editor. Em vez disso, o Google está servindo a você todo o kit de ferramentas em uma bandeja de prata.
Tom Critchlow me enviou um ping sobre isso e consegui replicar isso em um dos meus testes. Aqui está um GIF mostrando o botão de visualização rápida e o que acontece depois que você clica nele:
Tom me disse: “O Google está sequestrando completamente o clique do site para fornecer uma experiência de “visualização rápida”. “Parece que está extraindo a maior parte do conteúdo da página, incluindo conteúdo da página, imagens e comentários”, acrescentou.
Aqui está uma imagem estática do botão de visualização rápida nas listagens de receitas:
Aí, ao clicar nele, você permanece no Google.com e o Google resume os pontos-chave da receita. Claro, há um botão de visita ao site, mas você precisa visitar o site?
Tenho certeza de que muitos blogueiros de receitas não ficarão felizes com isso. E se isso se expandir para outros setores, isso simplesmente não será bom para os editores. Claro, é uma boa experiência para o usuário do Google, mas não é seu conteúdo levar o Google.
Devo observar que há uma dúzia de anos, o Google também tinha um recurso semelhante chamado Quick View, que foi lançado oficialmente e retirado um ano depois.
Discussão no fórum em X.
Atualização: um porta-voz do Google nos enviou a seguinte declaração, mas pedi esclarecimentos se isso significa que eles estão pagando aos editores ou não. Aqui está a declaração:
Estamos sempre experimentando diferentes maneiras de conectar nossos usuários com informações úteis e de alta qualidade. Fizemos parceria com um número limitado de criadores para começar a explorar novas experiências de receitas na Pesquisa que sejam úteis para os usuários e agreguem valor ao ecossistema da web. Não temos nada a anunciar neste momento.