Você consegue ficar no top 10 do Google com pouquíssimos links? Não, de acordo com uma nova análise publicada hoje pela Internet Marketing Ninjas. Ela descobriu que:
- Mais de 96% dos sites classificados no top 10 do Google tinham mais de 1.000 backlinks de domínios exclusivos.
- Apenas 0,3% tinham menos de 100 backlinks.
Por que nos importamos. O Google vem dizendo que os links não são mais um dos três principais sinais de classificação e precisam “muito poucos links para páginas de classificação.” No entanto, claramente, sites que têm boa classificação tendem a ter mais backlinks. Mas também é verdade que páginas da web que têm boa classificação tendem a atrair muito mais backlinks – porque elas têm uma classificação muito boa.
Os resultados. Aqui está uma tabela mostrando as descobertas gerais:
Algumas outras descobertas interessantes da análise de backlinks:
- A Amazon ficou no top 10 em 164 das 200 palavras-chave; a marca mais próxima foi o Walmart (57).
- O site “mais fraco” tinha 54 domínios de referência e ficou na posição 6.
- Uma média de 164 backlinks de domínio exclusivos parecia ser o “mínimo necessário para classificação no top 10” para termos de pesquisa local, para os 10 sites mais baixos
Mas. Como o estudo observa, nem todos os links têm o mesmo valor. Variáveis que podem influenciar o valor de um link incluem a autoridade do site de link, texto âncora e se as pessoas realmente clicam nos links.
Sobre os dados. Os resultados são baseados em uma análise dos 10 principais resultados da Pesquisa Google, consistindo de 1.113 sites exclusivos, para 200 frases-chave aleatórias com intenção comercial.
O estudo. Você pode lê-lo aqui: Backlinks Estudo do Google
Você mais fundo. O colaborador do Search Engine Land e palestrante do SMX, Eric Enge, fez vários estudos nos últimos anos mostrando que os links têm valor:
Novidades no Search Engine Land
Sobre o autor
Danny Goodwin é Diretor Editorial da Search Engine Land & Search Marketing Expo – SMX. Ele se juntou à Search Engine Land em 2022 como Editor Sênior. Além de reportar as últimas notícias de marketing de busca, ele gerencia o programa SME (Subject Matter Expert) da Search Engine Land. Ele também ajuda a programar eventos US SMX.
Goodwin edita e escreve sobre os últimos desenvolvimentos e tendências em pesquisa e marketing digital desde 2007. Anteriormente, ele foi editor executivo do Search Engine Journal (de 2017 a 2022), editor-chefe do Momentology (de 2014 a 2016) e editor do Search Engine Watch (de 2007 a 2014). Ele falou em muitas conferências importantes de pesquisa e eventos virtuais, e foi contratado por sua expertise por uma ampla gama de publicações e podcasts.