Muitas vezes me perguntam como as pessoas podem entrar em RP digital como uma carreira. Até o momento, não há um diploma de RP digital que você possa obter. A maioria dos profissionais seniores decentes de RP digital, como profissionais de SEO, são autodidatas. A função em si é um híbrido – parte RP, parte SEO, parte profissional de marketing de conteúdo, parte jornalista. Se você tem experiência em uma dessas áreas, provavelmente terá pelo menos algum conhecimento para fazer um bom RP digital.
No entanto, muitos RPs digitais com quem trabalhei ou treinei não têm treinamento formal ou experiência em nenhuma das funções acima. No entanto, todos os bem-sucedidos conseguiram aprender rapidamente todos os cinco atributos listados abaixo.
Índice
Toggle1. Resiliência
Uma das duras verdades sobre RP digital é que em algum momento, você vai trabalhar muito, muito duro em uma campanha, e ela vai fracassar. Você vai enviá-la amplamente e esperar os links rolarem, mas não receberá nada em troca, exceto talvez uma solicitação de cancelamento de assinatura. Pior, às vezes você receberá uma resposta, mas essa resposta lhe dirá em termos inequívocos o que você pode fazer com seu press release.
Alguns dias, pode ser mais desmoralizante do que outros, especialmente em meio a uma seca de links. Você verá seus colegas compartilhando seu sucesso nas redes sociais. A comparação é a ladra da alegria, e isso nunca é mais verdadeiro do que como um RP digital. Sem resiliência, você pode facilmente se ver vítima da síndrome do impostor ou começar a pensar que não foi feito para o trabalho.
Para prosperar em uma função de RP digital, você deve aprender a aceitar a rejeição, especialmente quando vê o primeiro sinal de que uma campanha não está funcionando. Em vez de levar para o lado pessoal, você precisa ter conversas difíceis e tomar a decisão certa de mudar de direção ou seguir para a próxima. Ambas podem ser dolorosas para o ego quando você trabalha duro.
Mas, lembre-se, não é pessoal. Pode ser o ciclo de notícias. Pode ser que outra pessoa tenha tido a ideia primeiro. Pode ser apenas azar.
Lembra quando a COVID-19 chegou, ou a Rainha Elizabeth II morreu? Imagine quantas campanhas de RP tiveram que ser arquivadas.
Aprender a separar você mesmo e suas habilidades de suas campanhas será crucial para construir a resiliência que você precisa para se levantar depois de ser derrubado. Isso ajudará você a começar a trabalhar na próxima campanha.
O ciclo da mídia é inconstante. Haverá perdas, mas também haverá vitórias. É por isso que quando estive no comando de equipes, concentrei-me em celebrar as pequenas vitórias porque elas mantêm o moral.
Um jornalista lhe responde o e-mail? Use o emoji de champanhe no Slack. Você recebeu alguma cobertura? Envie aquele pequeno GIF de fogos de artifício.
Ganhou um link para um cliente? Use chapéus de festa e donuts. Você conseguiu um link de follow em uma publicação de sonho? Tire o resto da tarde de folga. Você mereceu.
Vá mais fundo: Como SEO e RP digital podem impulsionar a visibilidade máxima da marca
2. Dirija
Se você consegue lidar com tudo isso acima com resiliência, então a próxima habilidade que você precisa é motivação. Esse é o atributo-chave que procuro ao contratar para cargos de RP digital júnior.
Você pode ensinar a alguém a diferença entre um link de seguimento e um link de não seguimento, mas é muito difícil ensinar alguém a dirigir.
Se você está preocupado por não ter experiência em uma função de RP digital, tudo bem. Os detalhes básicos de como fazer RP digital podem ser ensinados, mas você precisará ser capaz de cultivar e demonstrar motivação.
Se você não tem KPIs, defina alguns para você mesmo. Tenha uma lista pessoal de sites dos sonhos nos quais você quer colocar um link e uma lista curta de clientes dos sonhos com os quais você adoraria trabalhar.
Há uma razão pela qual essa função é adequada para os motivados e para aqueles que acham a emoção da perseguição gratificante. Os melhores no ramo sempre estarão perseguindo o próximo pedaço de cobertura, aquele próximo link dos sonhos.
Faço esse trabalho há anos e não há sensação melhor do que conseguir um ótimo link para um cliente depois de semanas tentando.
3. Curiosidade
Quando perguntei aos meus colegas RP digitais quais habilidades os tornavam bons em seus trabalhos, a primeira coisa que vários dos melhores que conheço disseram foi curiosidade.
E está no ponto. Se você não está curioso, então esta não é a carreira para você.
Se, como eu, você vem de uma formação em jornalismo, provavelmente é profissionalmente curioso de qualquer maneira. O mesmo geralmente é verdade para aqueles com formação em SEO, que geralmente são solucionadores de problemas naturais.
Uma das partes mais difíceis do RP digital é a ideação. Ideação é a criação de ideias para campanhas, sejam elas reativas baseadas em tópicos de tendência ou momentos da cultura pop ou proativas baseadas no nicho de um cliente.
Ter ideias em uma sala vazia pode ser um verdadeiro desafio. Se você não está gastando seu tempo caindo em buracos de informação, vai ser muito difícil continuar trazendo ideias novas para a mesa.
Eu sempre sei que corro o risco de esgotamento e preciso de férias se começar a perder o interesse em tudo e as ideias começarem a secar.
Você precisará encontrar uma maneira de permanecer interessado no mundo ao seu redor e se alimentar com as coisas que despertam ideias. Isso parecerá diferente para cada um.
Como RP digitais, nossa curiosidade é frequentemente uma das nossas habilidades mais importantes. Vale a pena nutrir, e para mim, isso significa me dar bastante tempo e espaço para satisfazer minha curiosidade.
Às vezes, isso parece rolar o TikTok. Outras vezes, pode parecer dar uma volta no meio do dia para sair e deixar as coisas se infiltrarem na sua cabeça.
Também mantenho contato com o que meus colegas estão fazendo na indústria por meio de boletins informativos como A videira ou verificar o que outros criativos estão fazendo Campanhas Famosas.
Vá mais fundo: Estamos ficando menos curiosos sobre SEO?
4. Senso de notícias
O senso de notícias é difícil de explicar. Alguns acham que é um instinto que você tem ou não tem. Eu penso nisso como um músculo que você pode treinar ao longo do tempo.
Para dar a notícia ou fazer a notícia como jornalista ou RP, você tem que primeiro se tornar um consumidor ávido de notícias. Você deve mergulhar no cenário da mídia onde você está tentando colocar seus clientes. Não importa se é uma notícia difícil ou notícias de estilo de vida e entretenimento.
Muitas vezes, isso significa pensar no tipo de conteúdo no qual os consumidores do seu cliente estão interessados. Afinal, um link é ainda mais valioso se realmente gera tráfego.
Então como você faz isso?
Inscreva-se para receber as newsletters. Siga organizações de notícias e revistas no X ou TikTok. Cada dia, comece lendo as manchetes da manhã e assista às notícias com seu jantar à noite.
Se você trabalha com clientes de estilo de vida (moda, beleza, interiores etc.), aplique o mesmo nível de consumo de conteúdo à imprensa de estilo de vida e às tendências atuais de estilo de vida e celebridades. Certifique-se de estar por dentro do próximo grande programa da Netflix. Geralmente, apenas mantenha o dedo no pulso da cultura.
Esta é a maneira mais fácil de entender o que é e o que não é notícia no seu nicho. Hoje em dia, o SEO frequentemente informa as notícias. Agora, há repórteres cujo cargo é repórter de SEO, fornecendo artigos com base no que os consumidores estão procurando.
Agora, vou reforçar tudo o que acabei de dizer, dizendo que não há problema em dar um tempo nisso.
As notícias hoje em dia são um ticker tape implacável de 24 horas de informações e conteúdo (às vezes perturbador). Lembre-se de proteger sua saúde mental e fazer pausas frequentes e desintoxicações digitais.
Quando você estiver de férias, não tem problema excluir seus aplicativos e alertas de notícias e dar a si mesmo um descanso genuíno, mesmo se você for um freelancer.
Vá mais fundo: Como evitar o esgotamento do marketing de busca
A lei da mídia pode variar dependendo de onde você está localizado, mas estou escrevendo isso do Reino Unido e temos um dos mais leis rigorosas sobre difamação no mundo.
Quando treinamos como jornalistas aqui, a lei da mídia constitui uma parte crucial disso, e se você não passar no exame, não será credenciado. E com razão.
Não estou dizendo que os RP digitais precisam ser credenciados da mesma forma que os jornalistas. No entanto, em um mundo onde estamos cada vez mais enviando conteúdo para jornalistas em nome de clientes — e esse conteúdo é frequentemente copiado e colado no site de um editor com link para o site do nosso cliente — provavelmente não é uma má ideia ter uma noção da lei.
Além de entender as ramificações legais do nosso trabalho, também é importante ter um forte senso de ética na mídia.
Com a ascensão do que foi chamado de “black hat digital PR”, as considerações éticas de RP digital se tornaram um tópico quente no último ano ou algo assim. (Isso é algo sobre o qual já escrevi antes.)
Se você vem de um ambiente onde não estudou RP ou mídia, isso pode não ser algo que foi incutido em você. Você pode acreditar que não é muito importante e que sua abordagem deve ser links a todo custo.
No entanto, se você quer ter sucesso em RP digital e ter orgulho do seu trabalho, é essencial entender a importância da conduta ética em RP digital.
Isso é essencial para construir confiança, que é uma grande parte do seu trabalho — confiança com clientes, stakeholders de marketing mais amplos e confiança com jornalistas. Graças em parte à IA (e à ascensão do RP digital black hat), a confiança está mais difícil de ganhar do que nunca e os jornalistas são inundados com fontes de IA.
Jornalistas estão rapidamente se tornando cautelosos com essas fontes de IA e falsos especialistas que compõem o black hat digital PR. Já sabemos que o Google leva a luta contra a desinformação a sério, especialmente com tópicos YMYL (Your Money or Your Life).
Sabemos que os clientes se importam com suas marcas e sites e não querem ser penalizados pelo Google ou colocados na lista negra da mídia. É bem fácil ver que esse comportamento não é uma estratégia de longo prazo para o sucesso em RP digital.
Embora a ética seja bastante simples, a lei da mídia pode ser complicada. Onde quer que você esteja, você encontrará ótimos recursos online para equipá-lo com o básico. Nos EUA, um ótimo recurso é o Manual da Primeira Emenda.
Dominando os fundamentos para construir uma carreira em RP digital
RP digital é uma ótima escolha de carreira para profissionais de marketing digital iniciantes que buscam especialização. Boa parte da função pode ser autodidata ou aprendida no trabalho.
Para se destacar nessa função, você precisará ser resiliente, motivado e curioso. Isso também ajudará você a desenvolver esse músculo de senso de notícias e a desenvolver uma compreensão básica da lei da mídia e da ética de RP digital e o que não fazer.
Se você conseguir acertar essas cinco coisas, os links serão seus.
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